Termos de uso e política de privacidade


Estes são os termos de uso e política de privacidade para PARTICIPANTES / TESTADORES do Oppino.

O acesso e a utilização do Oppino estão sujeitos à aceitação plena dos termos e condições abaixo estabelecidas.

1. Sobre o Oppino e termos gerais de serviço

1.1. Oppino é um serviço de pesquisa que oferece testes de usabilidade e testes de QA. O papel do PARTICIPANTE é realizar tarefas online estabelecidas por clientes do Oppino. Nos testes de usabilidade, o participante segue um roteiro de tarefas dá sua opinião sobre um tema e grava um vídeo mostrando a navegação na tela, o áudio e a webcam / câmera frontal do celular. Nos testes de QA, o participante segue um roteiro de tarefa e indica, em forma de comentários de texto, prints e vídeos, se encontrou problemas técnicos ou bugs no site ou aplicativo testado. As pesquisas são realizadas pelos clientes na plataforma TESTR.

1.2. A marca, o nome empresarial, a tecnologia da ferramenta e o conteúdo textual do site são de exclusiva propriedade de TESTR USABILIDADE LTDA, não podendo ser reproduzidos total ou parcialmente, e estão protegidos pelas normas de proteção à propriedade intelectual.

1.3. Limitação de responsabilidade: toda a responsabilidade da empresa em relação a qualquer serviço prestado sob a regência deste acordo ou quebra dele, é estritamente limitada à quantia paga por esse(s) serviço(s). O Oppino não deve ser responsabilizado por qualquer dano direto, indireto, acidental, excepcional ou resultante do uso dos seus serviços.

1.4. Modificações: o Oppino se reserva o direito, a seu exclusivo critério, de modificar o conteúdo do site, condições, termos de uso e política de privacidade, a qualquer momento e sem aviso prévio. Eventuais modificações substituirão versões anteriores no site e entrarão em vigor no momento de sua publicação. Você deve, portanto, sempre antes de utilizar ou reutilizar nossos serviços, acessar novamente esta página para tomar conhecimento dos termos de uso e política de privacidade em vigor no momento em questão. Ao continuar a acessar ou usar o site e nossos serviços após a publicação de uma alteração, você indica que concorda em estar vinculado pelos Termos alterados. Se os Termos alterados não são aceitáveis para você, seu único recurso é parar de usar o Oppino.

1.5. Legislação vigente. Esse acordo deve ser regido em todos os aspectos pelas leis da República Federativa do Brasil e do Estado de São Paulo. Todas as partes irrevogavelmente se submetem à exclusiva jurisdição pessoal dos tribunais federais e estaduais localizados no Estado de São Paulo, sempre que aplicável, para qualquer assunto decorrente ou relacionado a esse acordo, exceto aqueles que envolvem ordens ou julgamentos desses mesmos tribunais, caso em que as jurisdições pessoais não devem ser exclusivas.


2. Política de privacidade

2.1. O fornecimento dos seguintes dados são necessários para uso do Oppino como PARTICIPANTE de testes de usabilidade:

  • 2.1.1. Dados cadastrais, como por exemplo (mas não limitado a) nome, email e identificação no Facebook;
  • 2.1.2. Captura de tela de navegação durante a realização da pesquisa;
  • 2.1.3. Gravação de imagem do rosto via webcam durante a realização da pesquisa;
  • 2.1.4. Gravação de áudio durante a realização da pesquisa;
  • 2.1.5. Informações preenchidas através de questionário ao fim da pesquisa.

2.2. O fornecimento dos seguintes dados são necessários para uso do Oppino como PARTICIPANTE de testes de bugs:

  • 2.2.1. Dados cadastrais, como por exemplo (mas não limitado a) nome, e-mail e identificação no Facebook;
  • 2.2.2. Informações preenchidas através de questionário ao fim da pesquisa.

2.3. O PARTICIPANTE de nossas pesquisas concorda em ceder integralmente ao Oppino os dados e direito de imagens especificados no item anterior, incluindo não apenas o PARTICIPANTE, mas todas as pessoas que aparecerem no vídeo durante a realização da pesquisa de opinião.

2.4. O Oppino se compromete a tratar os dados cedidos com confidencialidade, sendo estes repassados apenas para o cliente contratante da pesquisa em questão. Os clientes têm autorização apenas para uso interno, sendo que esse material não pode ser publicado nem cedido a terceiros.

2.5. O PARTICIPANTE se compromete a não divulgar quaisquer informações de nossos clientes a que tenha acesso durante a realização das pesquisas. A quebra dessa cláusula sujeita o PARTICIPANTE a ações legais cabíveis por parte de nossos clientes.


3. Critérios de participação

3.1. Para participar da plataforma do Oppino, o PARTICIPANTE deve residir no Brasil, falar português e ter 18 anos ou mais. Ele pode se cadastrar previamente para receber convites de pesquisas / testes ou realizar o cadastro inicial durante a própria pesquisa. Para participar de uma pesquisa, o PARTICIPANTE deverá se identificar no sistema, utilizando para isso a conexão com o Facebook.

  • 3.1.1. O cadastro de PARTICIPANTE deve ser sempre preenchido corretamente. Mudanças de declaração de hábitos e comportamento efetuadas propositalmente com o intuito de tentar se encaixar no perfil de determinadas pesquisas serão punidas com exclusão permanente da base do Oppino. Eventuais fraudes relacionadas a falsidade ideológica (por exemplo uso de CPF de outras pessoas, nomes falsos, contas duplicadas etc.) terão os perfis permanentemente excluídos de nossa base e estarão sujeitas às medidas judiciais cabíveis. A pessoa a realizar a pesquisa deve ser necessariamente a mesma que consta no cadastro.

3.2. Os convites para pesquisas são enviados por e-mail para os participantes previamente cadastrados. O fato de receber um convite ou preencher o cadastro inicial não garante ao participante o direito de participar da pesquisa nem o recebimento da respectiva recompensa. Para participar da pesquisa e receber a recompensa, o participante deverá estar dentro do perfil definido pelo Oppino e prosseguir na pesquisa até encontrar a confirmação de que já terminou o processo. O participante que preencheu o cadastro deverá ser o mesmo que vai realizar a pesquisa.

3.3. O Oppino é um serviço de pesquisa que tem como objetivo maior facilitar o uso da Internet para todos. Ao se inscrever para participar de pesquisas no Oppino, o PARTICIPANTE concorda que esse é o seu único objetivo ao utilizar a plataforma. A participação em pesquisas é esporádica e voluntária, e não configura vínculo empregatício com o Oppino, o TESTR ou seus clientes. O participante não tem a obrigação de participar de um número mínimo pesquisas e não tem a obrigação de cumprir uma carga horária definida.

3.4. No Oppino há pesquisas sem recompensa e pesquisas com uma recompensa simbólica. O valor e tipo da recompensa, quando houver, pode variar de acordo com o tempo previsto para realização. Este valor e o tipo da recompensa serão informados no convite recebido pelo participante. A recompensa não está vinculada ao desempenho do participante nem ao tempo despendido pelo participante em respondê-la. O PARTICIPANTE será notificado por e-mail sobre a recompensa.

  • 3.4.1. A recompensa pela pesquisa poderá ser entregue em forma de vale-compras de um dos parceiros do Oppino. O participante deve ficar atento à data de validade informado no momento do recebimento do vale. Vales expirados não serão substituídos. O vale-compras poderá ser usado apenas na loja em que foi gerado. A política de utilização do vale é de responsabilidade da loja parceira. O vale-compras pode não cobrir custos com frete e embalagem para presente. Descontos no site podem não ser aplicáveis de forma cumulativa com o vale-compras.
  • 3.4.2. A recompensa pela pesquisa poderá ser entregue em forma de depósito em uma conta do PagSeguro ou PayPal. Neste caso, cabe a participante criar sua conta no PagSeguro ou PayPal. O Oppino não oferece suporte ao uso do sistema do PagSeguro ou PayPal, não sendo qualquer problema decorrente de sua utilização de nossa responsabilidade. Cabe ao participante garantir que o e-mail informado está vinculado a uma conta válida.
  • 3.4.3. Os pagamentos de recompensas acontecem duas vezes por mês: todo dia 5 ou 20 de cada mês. Caso este dia seja um feriado ou final de semana, o pagamento será realizado no próximo dia útil. Há um período de processamento dos pagamentos a fazer, da seguinte forma: se o participante respondeu um teste ou pesquisa do dia 1 a 15 do mês, receberá até o dia 20 do mesmo mês (ou dia útil posterior); se o particiapnte respondeu um teste ou pesquisa do dia 16 ao 31 do mês: recebe até o dia 5 do mês seguinte (ou dia útil posterior).

4. Teste de usabilidade

4.1. Para participar de testes de usabilidade pelo computador, é necessário ter um computador com acesso à Internet e webcam com microfone, ter o navegador Google Chrome instalado e instalar a extensão e do Oppino para Google Chrome.

4.2. Para participar de testes de usabilidade pelo celular é necessário ter um smartphone Android com câmera frontal com o sistema operacional versão 5.0 ou superior e instalar o aplicativo do Oppino.

4.3. Para que o participante receba a recompensa, a sua participação deverá ser considerado válida pela equipe do Oppino. Por participação válida, entende-se que todos os seguintes critérios foram atendidos:

  • 4.3.1. O PARTICIPANTE realizou as tarefas solicitadas com gravação satisfatória em áudio e vídeo;
  • 4.3.2. O PARTICIPANTE fez comentários em voz alta, com áudio compreensível e em português claro;
  • 4.3.3. O PARTICIPANTE responder às perguntas do questionário final;
  • 4.3.4. Ao fim da pesquisa, o PARTICIPANTE seguiu as instruções e aguardou o fim do upload dos arquivos gerados na realização da pesquisa;
  • 4.3.5. O vídeo deve mostrar nitidamente o rosto participante;
  • 4.3.6. PARTICIPANTE se dedicou à pesquisa durante a realização, sem parar para fazer outras coisas.

4.4. A pesquisa será considerada inválida e portanto não qualificada para recompensa nos seguintes casos:

  • 4.4.1. Instabilidade da conexão de Internet, que prejudique de qualquer forma a execução e/ou registro da pesquisa;
  • 4.4.2. Imagem e/ou áudio ausentes ou incompreensíveis;
  • 4.4.3. PARTICIPANTE ignorou as instruções das tarefas. Por exemplo: se o participante apenas marcar mecanicamente que completou a tarefa, sem acessar o site e realizar a tarefa proposta, a pesquisa será considerado inválida;
  • 4.4.4. PARTICIPANTE não falou nada durante todo a pesquisa. É necessário que o PARTICIPANTE “pense em voz alta” durante as tarefas;
  • 4.4.5. PARTICIPANTE falou baixo, de forma incompreensível ou em outra língua que não o português;
  • 4.4.6. PARTICIPANTE não apareceu diante da câmera;
  • 4.4.7. Imagem da webcam muito escura, dificultando a identificação do PARTICIPANTE;
  • 4.4.8. Áudio incompreensível, por qualidade do microfone ou barulhos de fundo;
  • 4.4.9. PARTICIPANTE participou duas vezes de um mesma pesquisa (neste caso as duas pesquisas serão consideradas inválidas, caracterizando fraude de identidade).
  • 4.4.10. PARTICIPANTE abandonou ativamente a gravação da pesquisa, clicando na opção “Abandonar” ou parando de compartilhar a tela.
  • 4.4.11. PARTICIPANTE cancelou ativamente o upload do vídeo.

5. Teste de QA

5.1. Para participar de testes de QA, é necessário ter um computador com internet ou smartphone – cada teste tem um requisito diferente.

5.2. Para receber a recompensa, a pesquisa deve ser considerado válida pela equipe do Oppino. Por pesquisa válida, entende-se que todos os seguintes critérios foram atendidos:

  • 5.2.1. O PARTICIPANTE realizou as tarefas solicitadas;
  • 5.2.2. O PARTICIPANTE escreveu comentário em português claro;
  • 5.2.3. O PARTICIPANTE incluiu prints adequados para ilustrar as situações observadas nas tarefas.