Como reportar bugs em testes


Nos testes com o objetivo de encontrar bugs, você deve informar se o resultado foi conforme o esperado ou não. Quando o resultado não for conforme o esperado, você detalhar ao máximo o que aconteceu – para que outra pessoa possa entender como resolver o problema.

É muito importante detalhar bem o que aconteceu em cada teste. Tenha em mente que sua participação será avaliada por nossa equipe e você também será avaliado como testador. Quanto melhor for a sua avaliação, mais prioridade você terá para receber testes futuros. 🙂


O que você deve comentar sobre o resultado

No campo de comentários a ideia é que você conte o que aconteceu, sendo o mais específico possível. Detalhe:

  • O contexto: em que página você estava antes e o que aconteceu depois, passo-a-passo.
  • O resultado obtido: o que apareceu na tela e como isso é diferente do esperado.
  • A URL em que foi encontrado o bug.
  • Que ações você tomou para tentar contornar o problema

Se você encontrar mais de um bug por tarefa, pode separá-los por tópicos ou bullets. Veja o exemplo abaixo:

Como gerar evidências (prints de tela ou vídeos)

As evidências devem ilustrar os bugs que você encontrou. O ideal é ter pelo menos uma evidência para cada bug encontrado. As evidências podem ser prints de tela ou vídeos (ou gifs!).

  • Prints: inclua um print da tela mostrando toda a área de trabalho, com a URL acessada e o browser (se for no browser). Envie arquivos .JPG ou PNG.
  • Vídeos: importantes quando o bug acontece entre uma tela e outra. Envie arquivos MP4. Você pode usar uma ferramenta gratuita, como o Recordit.

Não se esqueça de incluir, no print ou no vídeo, a URL e o contorno do navegador (se for um site).

Exemplo de vídeo de bug:
Exemplo de print destacando onde aconteceu o bug: